segunda-feira, 16 de abril de 2012

COMPAIXÃO E AUTOCOMPAIXÃO



VOCE SABE QUAL A DIFERENÇA?
By Sérgio Cardoso


               Atualmente, são muito comuns expressões como “você tem que dar um tempo para si mesmo”, “tem que cuidar mais  de você”.  O que essas frases revelam, em sua maioria, é um profundo sentimento de autocompaixão difundido com muita naturalidade na nossa sociedad em que hoje vivemos.  


                Essa tendência, tão humana, de hiper-valorizar o “EU” será analisar, preste muita  atenção.  


                Uns  dos sentimentos mais nobres em um ser humano. Ser capaz de padecer junto com quem padece, de sofrer com os que sofrem, chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram,  de sentir os mesmos sentimentos que outras pessoas estão sentindo. Parece estranho né? Mas não é. Isto tem  um  nome e se chama COMPAIXÃO.  


               Lembro-me uma vez que um dia acordei chorando, e a Janeidy Cardoso, minha esposa, perguntou o que havia acontecido, e eu disse: Estou sentindo uma profunda tristesa de solidão, solidão que eu não estava passando, mas minha mãe que estava em outra cidade estava sentindo, sentí  a dor dela dentro de mim, e isto me acordou chorando muito forte, e orei por ela e liguei para dizer o quanto eu a amava. E quando eu liguei ela estava chorando naquele exato momento. Não era um sonho era real. Deus me fez sentir a mesma tristeza que ela estava sentindo naquele exato momento. Deus faz isto para nos despertar e mostrar o quanto ELE É DEUS. 


                Li uma vez que um evangelista estava dentro da igreja e derrepente ele começou a sentir muito frio e se torcia todo, mas o interessante é que ele estava todo agasalhado e o frio que estava sentindo era por causa de um mendigo que entrou na porta da igreja se ter quase roupa nenhuma num epoca de muito frio.  E ele pediu para que todos fosse agasalhar aquele póbre homem e é claro ele também foi, e logo depois que o pobre homem foi agasalhado o frio do evangelista desapareceu. Isto é o que podemos falar de COMPAIXÃO, um amor tão grande que se consegue sentir na pele o que os outros estão sentindo, no momento de um sofrimento. 


               Enfim, sentir compaixão pelo próximo é uma coisa linda, e sei que muitos de voces sentem isto. Sintan-se feliz por isto, DEUS está neste negócio. 
O problema porém começa quando o ser humano começa ter compaixão de sí mesma. 
Muitos de nós quando nos aproximamos de Deus, chegamos orando mas  infelismente alguns sem perceber já começa a menosprezar a sí mesmo(a), Uma coisa é ser humilde e outra é ser ignorante. 


               O humilde reconhece que Deus está sobre tudo, e que apesar de ser humano e com tendencia ao pecado ou as fraquesas, reconhece que DEUS É o Soberano de tudo e irá nos ajudar na nossa caminhada ao nosso destino final que é o CÉU, ao lado de nosso Senhor para sempre.  


              O que usa de autocompaixão já é aquele que se aproxima de Deus e começa analizar a vida como um fracasso, começa a lembrar de todos os sofrimentos do passado, decpções que tiveram, relacionamentos quebrados com namorados ou namoradas, ou quem sabe com familiares,  lembra-se de que foram traídos várias vezes, alguns lembra-se de que o pastor não falou oi pra ela e falou para outros, lembra de quantas vezes as pessoas ignoraram ela, ou fizeram brincadeiras de mau gosto. E sendo assim começa a se achar vítima de uma sociedade que não tem perdão, muitas das vezes começam a chorar no culto, as pessoas em volta pensa que esta acontecendo alguma coisa séria, ou que a unção veio sobre ela, e vem conversar com estas pessoas e elas se sentem muito bem, embora continue chorando, o mais interessante e engraçado é que estas pessoas quase nunca dão explicação do motivo pelo qual esta chorando, somente pede para que orem por ele, pois no fundo ela sabe que esta sendo mais uma vítima da auto-compaixão 


             Algo parece familiar a você???? 


             Preste atenção, o diabo  sempre tentou colocar você pra baixo usando a autocompaixão, acredito que é uma das maiores armas que o inimigo tem contra voce, ele conhece suas fraquesas, Percebe?


              Até quando você vai continuar usar esta arma poderosa que pertençe exclusivamente a satanás?


              A autocompaixão, a derrota emocional e a chantagem emocional são todas irmãs.  Que terrivel família.


              É muito importante saber a autocompaixão é o principal  ingrediente para formar o complexo de inferioridade.


              A autocompaixão é uma atitude típica de falta de maturidade, pois a pessoa centra todas emoções sobre si. O que era compaixão, passou a ser autocompaixão,  deixou de sentir as dores dos outros, e passou a sentir apenas pena de sí mesmo. O grande problema dessa reação, é que exige  toda energias e toda a sua atenção se volta para  uma só pessoa o seu proprio o famoso  EU. É o que comumente chamamos de egoísmo.


              Pode parecer ser meio vago ou fora da moda falar em autocompaixão, já que à primeira vista parece ser  uma atitude apenas de “gente má” , “acontece com os outros mas não comigo”, “ no meu caso é diferente” (fica implícito o “que não são como eu”). Porém, é muito comum. Basta notar um pouco o comportamento atual para verificar:  
             Que tipo de pessoa você é?
             O que tem a autocompaixão é como uma criança que acha que todo mundo deveria dar mais atenção para ela e quando não acontece ela entra numa neurose de regeição, e já começa achar que esta no mundo errado, igreja errada, grupo errado, emprego errado enfim tudo de errado que possa existir, mas ela coitadinha... 
            Que tipo de pessoa é você?
            Daquelas que quando ver um filme emotivo começa a chorar dizendo que sua vida é igual ou pior do personagem?


            Daquelas pessoas que quando alguem fala não, logo fecha a cara e não quer mais falar, ou não atende o telefenoma, quando alguem te liga, mesmo que seja pedindo desculpa, você julga que é fingimento e falsidade ideológica de quem esta ligando. Ou faz bem ao seu “EU” apenas sentir o gostinho de ter alguem te ligando, mostrando que esta preocupado contigo?


            Daquelas pessoas que quando leva uma bronca, já acha, que tudo de errado sobra sempre pra você?            


          Daquelas pessoas que quando estão no culto, começa a lembra-se de tudo de ruim que lhe aconteceu, fazendo assim voce chorar muito e as pessoas pensam que  a mensagem do culto lhe tocou, mas voce sabe que na verdade quem te tocou foi a autocompaixão agindo mais uma vez em sua vida te fazendo sentir que é a coitadinha(o).


           Daquelas que vê as coisas erradas e em vez de se levantar e ir contra estes sentimentos destrutívos, prefere se retirar, ficar sozinha e ter aquele encontro amoroso som o seu proprio “EU” que é a única pessoa que te compreende, que por sua vez irá colocar voce novamente em uma baita depressão?


          Que tipo de pessoa é você afinal?  Não tem forças para lutar contra tudo isto?   Como tudo começa?


          Ok, primeiramente a pessoas começa a se angustiar e faz questão se retirar um pouco, alega que quer ficar sozinho(a) e logo que esta sozinho(a) comeca a fazer varias perguntas a sí mesma:
           Por que escolhi o caminho da esquerda e não o da direita?  Será que as pessoas percebem que estou aqui sozinha?  Quem mandou eu ir sozinha(o) naquele lugar?  Será que irão sentir pena de mim quando me verem chorar?   Puxa vida, por que não fui mais aplicado(a) na escola?  Por que este tipo de coisa só acontece comigo? 


            Em poucos minutos se entrega sem perceber, e começa a a viajar em de sua AUTOCOMPAIXÃO 
Sabe o que é pior de tudo isto? É que as pessoas que sofrem de autocompaixão curtem isto, gostam de estar sozinho, pois logo depois que choram bastante se sente bem, e parece que eles entende com distorção o que a palavra de Deus diz “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.. Salmos 30:5  Existe uma grande diferença de um choro que vem por causa de uma situação, que não estavamos esperando ou não estavamos preparados para receber e o choro proveniente de  uma situação provocado por você mesma. Mas meu querido, não se engane e não interprete mal a palavra de DEUS.  Quando o choro é provocado por nós mesmo, como colocando pimenta ou cebola em nossos olhos ou  provocando uma situação de “PENINHA DE MIM MESMO” ou seja “AUTOCOMPAIXÃO” estas lágrimas nada mais são do que lagrimas de crocodilo, e como resultado o maximo que voce conseguirá no dia seguinte é uma baita dor de cabeça  como se fosse uma droga usada ou uma caxaça bebida no dia anterior, pois é exatamente o que ela é, LIXO no seu organismo emocional. Não tente converser a mim que você esta certa(o), tente convercer a DEUS. 


              Porque afinal de contas, Autocompaixão não é nada diferente de você fumar um cigarro, uma maconha, crack ou tomar uma cachaça, todos te levam a ter uma sensação de escape momentaneo, Autocompaixão é um vício como qualquer outro e como tal tem que ser tratado e retirado de sua vida. 
             
              Alguns chegam a ter coragem de dizer que não vale nada pra DEUS? Deus te colocou no mundo errado.
              Uma pergunta pra você: Você acha que Deus em toda sua grandeza de sabedoria iria fazer com que o seu próprio filho Jesus Cristo viesse a morrer e morte de cruz por um “zé ninguem”???? Pense nisso, Deus te ama muito, muito mesmo, mas é preciso que você acredite e entenda claramente. Chega de desculpas 

              A palavra de Deus nos diz:   “...mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. (Levítico 19:18)
             “Amarás o próximo como a tí mesmo”
PS:   Não confunda este mandamento com autocompaixão. 



             Pois amar a sí mesmo no ponto de vista bíblico é fazer exatamente tudo que pode haver de bom, e que voce, com toda sinceridade, gostaria de que as pessoas fisessem também por você. 
É fazer com que o seu EU só apareça para que você possa analizar se as pessoas irão ficar felizes com suas atitudes ou não e que sempre te faça entender que se você gosta de ser bem tratado você com certeza irá tratar as pessoas com muito carinho. É muito importante e se voce não aprender isto, como poderás amar às outras pessoas?
            
                Autocompaixão é totalmente diferente de amar a sí mesmo, pois é totalmente destrutivo e te faz entrar em profunda depressão e desanimo, é uma atitude egoista, que só você terá que suportar, e pessoas assim, vivem num mundo de ilusão, e o diabo aproveita se aproveita disso. Vai continuar dando mole pro diabo? Acordeeeee.
            
               O que aparentemente pode ser um sentimento humano e inofensivo, pode tornar-se um caso compulsivo. 
E a manifestação mais clara deste comportamento em um adulto é a expressão “coitadinho de mim” Para usar uma comparação: a criança compadecida que está na vida adulta, mima-se e cuida de si mesma como uma criancinha que com muita ternura acariciaria uma boneca, no caso de seu mulher é claro, como se estivesse com muita pena. Algumas chegam a dizer para as bonequinhas ou quem sabe pro animalzinho, cachorrinho ou gatinho palavras do tipo: “Fica triste não eu vou cuidar muito bem de você, irei tratar voce como nunca me trataram, com muito amor e carinho, nunca irei te rejeitar, você vai ver...”
                Todo o sentimento de amor pelas outras pessoas, baseado num interesse genuíno por elas, é bloqueado por uma atitude neurótica, egoista e compulsiva centrada sobre si própria e que se desenvolve sem que a pessoa em sí perceba, o grande buraco depressivo em que esta caindo. Deus não quer te ver assim.



              Como uma pessoa consegue se libertar da tirania do “coitadinho de mim”? Se uma pessoa sinceramente que passar por uma mudança, isto é, superar o seu infantilismo, tem de aplicar um esforço contínuo da vontade. Às vezes, isto significa simplesmente o negar-se a tendências reconhecidas como criancices; outras vezes, implica fazer certas coisas que exigem uma boa dose de esforço e uma certa coragem. Sorrir e rir-se das criancices do “coitadinho de mim!” pode ser um antídoto muito eficaz para controlar  os ataques infantis. Em qualquer caso, o êxito destes tipos de técnicas, como o ‘hiper-dramatizar' a autocompaixão da criança interior, depende da vontade do paciente em as usar efetivamente no dia-a-dia.”  


                 Por fim, é necessário saber e pensar que a autocompaixão não acontece só com os outros, mas que cada um de nós tem um pouco de “peninha de si mesmo”, “tadinho de mim, ninguem percebe que estou sofrendo, todo mundo tem tempo só pra sí e ninguem tem tempo pra mim” 
Observe, sempre que voce se encontrar assim, corra, ligue ouça uma boa música de adoração e louvor e começe a agradecer a DEUS, por você ser exatamente como você é, por ter passado exatamente o que voce passou, por ter vivenciado situações, exatamente como voce vivenciou, isto faz parte do teu Amadurecimento. Faça de suas experiencias tristes,  apoio para seu crescimento e não desculpas para seu fracasso.  


                  Pessoas que dão sempre desculpas, são infelizes, sempre mal humoradas, tudo é motivo pra chatear e todos a sua volta estão errados só ele esta certo e se alguem olhar com um olhar diferente, logo se sente vítima do menosprezo da grande sociedade chamada terra, são pessoas que sempre estão sozinhas  no meio de multidões, querem arrumar namorados(as) maridos(esposas) e querem ter muitos amigos(as), mas vivem sozinha dentro do seu próprio mundo egoista chamado AUTOCOMPAIXÃO. 
GLORIFIQUE a DEUS por tudo isto, pois Deus tem o melhor para você. Deus fez voce como muito carinho, e Deus não é bobo de enviar Jesus para morrer na cruz por um ser que nada vale. 


             VOCÊ É MUITO VALIOSO PARA DEUS. E DEUS TEM TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ, MAS SÓ RECEBERÁ DEPOIS QUE LARGAR O VÍCIO QUE ENTRA COMO UNS DOS MAIS PODERÓSOS VÍRUS DE TODA HUMANIDADE.  a  AUTOCOMPAIXÃO 
NÃO DEIXE O diabo FALAR AO CONTRÁRIO. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4:7)    


            PARE DE FICAR SENTINDO PENA DE SÍ MESMO e passe a amar ao seu próximo e aprenda o que é de farto amar a sí mesmo.(a) 


            CADA VEZ QUE VOCÊ ENTRA NA AUTOCOMPAIXÃO,  VOCE PERDE. E O diabo GANHA. 
CONSIGA ENXERGAR ALEM DO QUE AS APARENCIAS MOSTRAM.
            
                DEUS TEM ALGO MUITO MAIOR PRA VOCÊ
            
                É MUITO IMPORTANTE VOCE ENTENDER ISTO ANTES DE MAIS NADA.
              
                     Quer um bom casamento?
              
                     Quer um bom namorado(a)?
              
                     Quer uma boa amizade?
              
                     Quer uma vida abençoada por DEUS?
              
                Então a partir de hoje, aprenda a acreditar que DEUS TEM O MELHOR PARA VOCÊ,   E abandone de uma vez por todas do Vírus chamado AUTOCOMPAIXÃO. 
E é claro o mais importante para seu crescimento na vontade de DEUS,  procure uma Igreja Evangélica mais próxima de sua casa e Aceite JESUS COMO SEU SENHOR E SALVADOR e viva uma vida na presença do mesmo Deus que um dia me livrou de ser assim como você.


Sérgio Cardoso
(781) 367 3566
Rescue Productions Recording Studio INC / USA

Um comentário:

  1. Que DEUS continue usando você com ousadia. Devemos aprender a entender as dificuldades como uma oportunidade para crescer e estar sempre disposto a ajudar quem sofre, quem precisa. Perfeita menssagem falou muito ao meu coração.PAZ!

    ResponderExcluir

Outras Mensagens por Sérgio Cardoso